Suporte ao Cliente 
Telefone: (+351) 268 622 428

Misturas Permanentes


MISTURAS PERENES

Características:

  • Seleção de gramíneas e leguminosas adaptadas às nossas condições edafo-climáticas, com elevada capacidade de ressementeira.

  • Crescimento inicial, após 45 a 60 dias, iniciar o pastoreio.

  • Capacidade de recrescimento após o corte.

    Permite maior carga animal, ajustada à capacidade produtiva.


Razões para semear

. Produção em quantidade e qualidade 3 a 5 vezes superior à da pastagem existente.

. Pode ser pastoreado de forma intercalada, apesar da produção total, ressentir-se à produção.

. Produção de erva de qualidade.


Maneio:

Deve-se proceder a um pastoreio na fase inicial do prado afim, de serem comidas as infestantes que possam existir no prado. No inicio da primavera até final do corte não se pode pastorear.


1º ano

. Efetuar um pastoreio por períodos de tempo de 45 a 60 dias após a sementeira, quando o azevem estiver no estado de afilhamento, com uma carga animal elevada de forma e controlar as infestantes. 

. Os animais devem ser retirados no prado no início da floração, de forma a garantir uma produção boa de semente, garantindo a ressementeira.

. Depois de seco o prado deve ser pastoreado de forma intensa, para favorecer a queda e incorporação de sementes no solo, eliminando o excesso de resíduos no solo, para  favorecer a germinação no outono seguinte.

 

2º ano e seguintes

. Após as primeiras chuvas, não deve ser efetuado o pastoreio, para que haja sucesso na germinação e crescimento inicial, após o estado de afilhamento das gramíneas e estado de roseta das leguminosas, deve ser iniciado e aumentado o pastoreio, de forma contínua e ajustado á capacidade produtiva do prado, até ao inicio de floração. 

. No inicio de floração deve ser reduzido o pastoreio de forma a favorecer a formação de sementes.

. Quando o prado estiver seco, no verão, deve ser aumentado o pastoreio, para que, quando ocorrerem as primeiras chuvas de Outono o pasto seco tenha sido removido.

. Nestes prados Temporários, as leguminosas permitem a fixação de azoto atmosférico, não sendo recomendo a aplicação de adubos azotados.



Pastagens Permanentes

É uma mistura de diferentes espécies de gramíneas e leguminosas, adequadas ao tipo de solo, favorecendo um alimento de excelente qualidade a nível de qualidade e qualidade.

Deve ser iniciado o pastoreio no estado de afilhamento das gramíneas. Quando a pastagem atinge o estado de floração e maturação das sementes, deve ser diminuído o pastoreio para favorecer maior produção de semente. O pastoreio deve ser aumentado no verão para favorecer melhor queda e incorporação das sementes no solo e remoção dos resíduos vegetais, permitindo a resementeira para o ano seguinte.




OS NOSSOS PRADOS


Sequeiro Zonas ácidas


(Mistura de 20kg/ha, de diferentes variedades de trevo subterrâneo, serradela e outras variedades de trevo adequadas ao solo)



Sequeiro Zonas alcalinas


(Mistura de 20kg/ha, de diferentes variedades de trevo subterrâneo, serradela e outras variedades de luzerna adequadas ao solo)